Olá! Seja Bem-vinda(o).
Falaremos nesse terceiro post sobre a respiração na meditação. Se você perdeu os dois primeiros, volte lá e leia-os pois eles estão cronologicamente organizados para sua melhor compreensão.
Afinal, por que a tal da respiração é tão falada quando se pensa em meditação?
Numa resposta simples e direta: Você só pode respirar no momento presente.
Focar nossa atenção na respiração é uma maneira eficaz de nos trazer de volta e colocar a atenção num acontecimento que, obrigatoriamente, sempre é recorrente ao aqui e agora.
Quando meditamos e precisamos nos concentrar, nossa mente constantemente divaga em milhões de pensamentos. Por isso, usar a respiração como instrumento de observação é como uma âncora, que nos mantém fixados e atentos ao desenrolar dos acontecimentos deste instante, deste momento.
De fato, nenhum instrumento usado como âncora para prender nossa atenção ao presente é importante pelo que ele é. O que realmente importa é o ato do meditador/observador estar presente e atento ao agora. É a qualidade da sua atenção.
Esse estar presente é a própria consciência.
Nos vemos no próximo post, quando falaremos um pouco mais sobre momento presente e consciência.
Seja Feliz!
Namastê

A respiração na meditação
Focar sua atenção na respiração é uma maneira eficaz de trazê-lo de volta e colocar sua atenção a um acontecimento que, obrigatoriamente, sempre é recorrente ao aqui e agora.




Deixe um comentário